A ulectomia é um procedimento cirúrgico em que envolve a remoção de tecidos gengivais que recobrem os dentes impedindo seu desenvolvimento como também retardando a sua erupção. Este procedimento é mais comum em crianças, quando os dentes permanentes começam a desenvolverem e têm dificuldades de erupcionarem (sair da gengiva) devido ao excesso de tecido gengival cobrindo-os.
A ulectomia é indicada em diversas situações.
1 - Quando os dentes de leite não caem, isto é ,erupção dentária espontânea não ocorre no tempo esperado, impedindo a erupção dos dentes permanentes, isto é, ocorre uma retenção prolongada dos dentes decíduos. Além disso, a técnica também é benéfica em casos de cisto de erupção, que é um acúmulo de líquidos na região da mucosa alveolar, causando dor e desconforto.
2 - O problema mais comum de ulectomia é o excesso de tecido fibroso, também conhecido como “capa”, que impede que o dente saia da gengiva e ocupe o espaço correto na arcada dentária.
3- Hiperplasia gengival: é o crescimento excessivo do tecido gengival que cobre parcialmente ou totalmente os dentes. O acúmulo de placa bacteriana e tártaro pode irritar e inflamar as gengivas, causando um crescimento excessivo, sendo que os principais sintomas são: Aumento visível do volume das gengivas, Gengivas avermelhadas ou inflamadas. Sangramento durante a escovação, Sensibilidade.
Tanto os dentes decíduos (mais conhecidos como dentes de leite) quanto os dentes permanentes podem ser afetados por fatores que impedem seu crescimento.
A ulectomia visa resolver esses problemas, permitindo que os dentes se desenvolvam adequadamente e ocupem seu lugar na boca, é uma cirurgia simples que consiste em remover os tecidos que impedem no nacimento dos dentes e é mais frequente na idade infantil.
Odontologia Especializada Fonseca Rua Dr. Nicolau Fanulli, 26 em Caconde SP odontologiaespecializadafonseca.com
Comments