PERIODONTIA

Periodontia

A boca é uma cavidade aberta, com temperatura e umidade ideais para a sobrevivência de microorganismos. Quando nos alimentamos, estamos oferecendo todos os elementos nutritivos para o desenvolvimento e proliferação dessas agentes agressores. A má higienização dessa cavidade, poderá ocorrer a formação da placa dental que é a principal causadora de cárie e das doenças periodontais.

PERIODONTIA:- É uma área da odontologia que estuda os tecidos que estão ao redor do dente . Esses tecidos são :   gengiva, o osso alveolar e as fibras que fixam o dente ao osso. A todo esse conjunto damos o nome de PERIODONTO.

​

DOENÇAS PERIODONTAIS: É o comprometimento dos tecidos que sustentam o dente (periodonto), causando inflamações, essas inflamações são causadas por bactérias contidas na placa dental subgengival. A sua evolução é lenta e pode afetar um ou mais componentes do periodonto.

​

PLACA DENTAL: É um acúmulo de bactérias que se aderem firmemente ao dente, restaurações, aparelhos protéticos, e que não são removidos por jatos de água.

​

TÁRTARO: É a placa bacteriana calcificada, é uma massa pétrea contendo sais de cálcio que se formam e acumulam nas superfícies dentárias. O TÁRTARO, pode ser detectado por meio de explorador ou por RX.

​

As doenças Periodontais podem ser classificados em:

GENGIVITE: como o próprio nome indica, é uma inflamação da gengiva, não há alterações ósseas

(reabsorção ou redução do osso ) a gengiva apresenta-se bem escura e com sangramento intenso. É um processo reversível, isto é , quando retiramos o que está causando mal á gengiva ela volta ao normal.

​

PERIODONTITE: - é um processo inflamatório crônico e pode levar a reabsorção do osso.

a periodontite pode ocorrer em qualquer idade, sendo que a maior frequência é em pessoas com mais de 35 anos.

Retração Gengival
Periodontia

Odontologia Especializada Fonseca. Caconde , SP | Luiz Fernando Moreira Fonseca. CRO  41.137