top of page

Artigos

Alimentos que Fortalecem Seus Dentes.


Alimentos que Fortalecem Seus Dentes.
Alimentos que Fortalecem Seus Dentes.

Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes específicos não só fortalece os dentes, mas também melhora a saúde geral da boca, embora não substituam a escovação, certos alimentos combinados com bons cuidados bucais podem deixar dentes e gengivas mais fortes e saudáveis, prevenindo problemas como cáries, gengivite e outros distúrbios bucais.

Manter um sorriso saudável é mais fácil com a ajuda de certos alimentos. Confira abaixo os principais:

  1. Maçã: Promove a autolimpeza dos dentes.

  2. Frutas Cítricas (Laranja, Morango, Acerola): Ricas em vitamina C, fortalecem as gengivas. Os alimentos com muita vitamina C estão alguns bem ácidos, como laranja e abacaxi, que podem prejudicar o esmalte dos dentes, mas o consumo moderado pode sim trazer grandes benefícios. A vitamina C aumenta a imunidade, além de ser um antioxidante poderoso que deixa as gengivas fortes e saudaveis.

  3. Leite e Derivados: Fonte de cálcio e vitamina D, essenciais para dentes fortes.O leite é uma enorme fonte de cálcio, além das proteínas, fósforo e ácido láctico, e possui uma quantidade ideal de vitaminas para garantir ossos fortes e saudáveis. Por isso, beber leite desde criança ajuda a fortalecer o desenvolvimento dos dentes, além de protegê-los de substâncias mais ácidas.

  4. Vegetais Crus (Cenoura, Cebola, Beterraba): Auxiliam na limpeza dos dentes e estimulam a produção de saliva. O  PEPINO Quando se trata de beleza, pepinos não servem só para colocarmos nos olhos para aliviar as olheiras. Eles ajudam também na produção de saliva, indispensável para a higiene bucal, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias.

  5. Peixes (Atum, Salmão, Sardinha, Linguado): Ricos em fósforo e vitamina D.

  6. Ovos: Incluem vitamina D e cálcio, fundamentais para a saúde dental.

  7. Nozes: Criam uma camada protetora nos dentes. Alguns cereais, como aveia e granola, são riquíssimos em fibras; e frutas, como ameixa, mamão, figo, pêssego e abacaxi, são também boas opções.

  8. Uva Passa: Pesquisas já comprovaram que as uvas passas ajudam na higiene bucal, as uvas sem sementes podem prevenir bactérias que provocam cáries e doenças periodontais, além de proteger os dentes do acúmulo de placa.

  9. Chicletes de Xylitol: Previnem cáries ao estimular a produção de saliva.

  10. Água: Essencial para remover resíduos e prevenir a formação de placa.

Incorporar esses alimentos na sua dieta diária ajudará a fortalecer os dentes e manter um sorriso saudável.Água faz bem pra pele, corpo e também para a boca. Ela ajuda na produção de saliva, elimina restinhos de alimentos, mantém o corpo e a boca hidratados e, claro, também mata a sede.




Odontologia Especializada Fonseca

Luiz Fernando Moreira Fonseca CRO 41.137

Rua Dr. Nicolau Fanuelli, 26 | Caconde SP

Fone 19-996737896 Fone 19 - 36621852

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page