top of page

Artigos

Os Poderes do Oil Pulling para Sua Boca!


Os Poderes do Oil Pulling para Sua Boca!
Os Poderes do Oil Pulling para Sua Boca!



O oil pulling é uma prática tradicional de higiene bucal antiga, originária da medicina indiana, bem comum entre os adeptos da Ayurveda onde é chamado ainda de gandusha. Consiste em fazer bochechos com óleos vegetais ( óleo de coco, óleo de gergelim, óleo de girassol, azeite de oliva extra virgem, entre outros) para promover a limpeza bucal e eliminação de bactérias e toxina da boca por um período de tempo, geralmente entre 15 a 20 minutos, antes de cuspir. Essa técnica é usada para promover a saúde bucal e geral. Importante que não se deve engolir o óleo após o bochecho, cuspa o para remover as bactérias e enxágue a boca com água. O Instituto Indiano de Ciência, tem estudos com resultados positivos acerca desse modo de higiene. " Um deles, de 2011, mostrou que adolescentes que praticaram por dez dias apresentaram uma drástica redução de placa, gengivite e micro-organismos na boca. Há quem diga até que a técnica ajude a clarear os dentes, mas não há nenhuma evidência científica sobre isso."


Os Benefícios do oil pulling :

  • Redução da Placa Bacteriana: O oil pulling pode ajudar a reduzir a quantidade de placa bacteriana na boca. Estudos sugerem que a prática pode diminuir significativamente a formação de placa, e tártaro, o que é benéfico para a saúde das gengivas e dos dentes.

  • Combate ao Mau Hálito: Bochechar óleo pode ajudar a reduzir o mau hálito (halitose) ao eliminar bactérias causadoras de odores desagradáveis. promovendo um hálito mais fresco e agradável.

  • Gengivite: O oil pulling pode ser útil no combate à gengivite, uma inflamação das gengivas causada pela acumulação de placa. A prática pode reduzir a inflamação e melhorar a saúde das gengivas.

  • Cáries Dentárias:  Ao reduzir a quantidade de bactérias na boca, o oil pulling pode ajudar a prevenir a formação de cáries dentárias.

  • Benefícios Adicionais:

  • Desintoxicação: A prática é acreditada por alguns para ajudar na desintoxicação do corpo, removendo toxinas através das glândulas salivares.

  • Melhora Geral da Saúde Bucal: Ao promover uma boca mais limpa e menos bacteriana, o oil pulling pode contribuir para uma melhor saúde bucal prevenindo doenças infecciosas na região da boca. Precauções: Em resumo, o oil pulling é uma prática complementar que pode trazer vários benefícios para a saúde bucal, especialmente quando integrado a uma rotina de higiene dental adequada. Existem alguns efeitos colaterais possíveis associados ao oil pulling, embora sejam geralmente considerados raros como dor de cabeça, dor na madíbula, devido ao movimento repetitivo.

  • Consistência: A prática deve ser feita de forma regular, preferencialmente diariamente, para observar os melhores resultados.

  • Não Substitui o Cuidado Odontológico: O oil pulling deve ser considerado um complemento aos cuidados bucais tradicionais, como escovação e uso do fio dental, e não um substituto.

  • Com fazer: Escolha um óleo vegetal de sua preferência, como óleo de coco, gergelim, azeite ou óleo de semente de girassol. Raspe a língua para remover as bactérias acumuladas durante o sono. Faça o bochecho com o óleo por até 20 minutos, alcançando todas as partes da boca. Após o bochecho, cuspa o óleo para remover as bactérias e enxágue a boca com água.

  • Complete a higienização com fio dental.

  • Consultas Odontológicas: É importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer nova prática de saúde, incluindo o oil pulling,.continuar com as visitas regulares ao dentista para garantir a saúde bucal.

  • Odontologia Especializada Fonseca

  • Luiz Fernando Moreira Fonseca Fone 19-996737896 Saiba mais: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/23194

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page